Corações em fase terminal - Fabiane Ribeiro | Resenha

by - 03:08

Título: Corações em fase terminal
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 144
Assunto: Romance
Classificação: ★★★★

Oi pessoas, esse ano eu me comprometi a participar do projeto um livro por mês, idealizado pela Sol, em janeiro eu resenhei o livro Depois dos quinze da Bruna Vieira, mas nesse mês eu li algo totalmente diferente, pode não ser um livro de autoajuda, mas ele me ajudou muito a perceber certas coisas da vida. 

Então vamos a resenha.


Corações em fase terminal conta a história da Cátia, uma jovem de 24 anos que tinha uma vida feliz, no Rio de janeiro, antes de fazer algumas escolhas erradas e ter entrado no mundo das drogas, acabando aos poucos com a sua vida e a dos seus pais.

Após uma briga com eles ela entra no quarto revoltada, quebra algumas coisas e cai no sono, ao acordar ela percebe que não está em seu quarto, mas em um lugar/cidade diferente, e é a partir desse ponto que a história começa a se desenrolar. 


Ao longo da narrativa vamos ver que cada pessoa carrega consigo uma caixa dourada com o seu coração dentro, e dependendo da “doença” cada coração tem características diferentes, alguns estão duros, outros em chamas, até mesmo corações trancados, e isso por causas das suas escolhas. 


Nesse lugar misterioso há vários conjugados, no de Cátia, em particular, tem quatro quartos, e em cada um deles tem um espelho que mostra a situação de cada alma, no espelho dela mostra a sua imagem sentada encolhida em um canto, parecendo que está sentindo frio e medo. Já nos outros quartos são de pessoas que tem algo em comum com ela.

Esse livro mostra o local onde corações em fase terminal vão para tentar se recuperar, e de forma bem original a autora cria simbolismos para explicar cada doença e suas trajetórias de cura.


Sobre a leitura: Como a maioria dos livros que estou lendo esses dias, ele é superleve, dá para ler em um dia, pois é curtinho e a escrita da autora te prende, fiquei o tempo todo querendo ler a próxima página para compreender tudo.

Mas nem tudo são flores, né mesmo? E sim, o fato de ser tão curto me deixou com a sensação de que faltava algo, e prejudicou a leitura, pois não deu para desenvolver bem algumas cenas, por esse motivo eu não dei cinco estrelas.


Citação da foto: "Mas a verdade é que a dor a acompanhava em todos os instantes da sua existência. A dor era uma saudade reprimida, uma busca inflamada, uma espera às escuras." (pag. 79)


Outras citações: "Às vezes, ela se sentia em um conto de fadas, cujo personagem principal, que necessitava de proteção, era seu próprio coração." (pag. 62)
"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever." (pag. 78)
"— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado." (pag. 109)


Esse post faz parte do projeto Um livro por mês!

You May Also Like

33 comentários

  1. Vou colocar na minha listinha para ler tambem.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia de história!
    A resenha me chamou bastante atenção, o livro parece ser ótimo e é uma leitura reflexiva, certo ?! onde posso encontrar esse livro?
    Parabéns pela resenha, flor <3

    Beijinhos adocicados :3
    http://jessicadeynamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim uma leitura bem reflexiva
      Tem na submarino, amazon entre outros sites que vende online ♡

      Excluir
  3. fiquei super curiosa p conhecer! Vou procurar p ler

    ResponderExcluir
  4. Que diferente este livro, e pela leitura da sua resenha mostra ser bem interessante. Parabéns pelo projeto. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Exatamente o tipo de livro que eu adoro ler,já vai pra minha lista de proximos livros pra ler assim que acabar os que estou lendo! Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de leitura mas sei que aqui vou encontrar várias indicações interessantes pra minha irmã

    ResponderExcluir
  7. Interessante o livro e ótima resenha, a forma como vc fala nos dá curiosidade em saber o restante.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a história parece ser bem boa! Fiquei até com vontade de procurar pra ler! Arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure... você não vai se arrepender
      Obrigada ♡

      Excluir
  9. Nunca tinha visto esse livro, bem interessante. Parabéns pela resenha <3

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a obra, e esse livro me pareceu maravilhoso, sério. Já tinha amado a capa, mas lendo sobre a história e vendo a sua opinião só fiquei com ainda mais vontade de ler pois achei muito inspirador e criativo ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros que se utilizam de metáforas pra explicar coisas que não são muito fáceis ou que são necessárias para ensinar conforme o que é necessário. O fato dos corações tiverem essa caixa dourada me chamou muita atenção. Provavelmente seria um livro que se eu visse numa livraria ele me pegaria pela sinopse! :3

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Parece uma história bem triste e reflexiva. Gosto de livros profundos e dramáticos assim, que têm bastante aprendizado pra nos passar. Mais um pra lista!

    http://solteiricedemae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Primeiro, parabéns pela resenha! Tu escreve muito bem e confesso que a maioria das resenhas que leio nao me dão vontade de ir até o final, a sua eu fui!
    O livro parece fantástico, também ia querer ler sem parar hahaha
    vou anotar o nome aqui pra depois procurar! ♥
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico felizona por ler isso ♡ muito obrigada, sua lindaaa ♡

      Excluir
  14. Gostei bastante da resenha, mas não sou muito fã de drama pois sou dessas que se apega e sofre muito com os personagens.. rs
    Mas as vezes, palavras bem escritas mudam nossa forma de ver e lidar com algumas situações, não é mesmo?

    Bjins

    http://cachorrocasaeviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro mas parece ser bem interessante. Gostei muito da resenha. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  16. Eita, esse livro me chamou a atenção. Olhe só como são as coisas, por mais que você pare pra pensar e dizer que "chega de livros na minha estante" mais livros aparecem kkkkkk. Amei a sua resenha minha flor!

    Beijos,
    www.ocristaocriativo.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei a história. Esse tipo de leitura me agrada pq prende a nossa atenção e nos envolvemos com a leitura. Parabéns pela resenha e ate mais!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha e a história. As citações sao lindas também. Me deu vontade de ler! Beijos
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  19. Que proposta diferente desse livro. O tema em si me chamou muito a atenção principalmente por nos despertar reflexões através dessas metáforas.
    Sem contar que é sempre bom apoiar autores nacionais! <3
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  20. Super gostei da resenha, você escreve muito bem! Ah, e fiquei interessada no livro :)

    ResponderExcluir