Estou me recusando a dizer que não mereço

by - 11:18


Eu sempre fui uma pessoa considerada boa, sempre ajudei as pessoas, e quando recebia um elogio de como eu era boa em ser boa, eu simplesmente abaixava a cabeça, ficava vermelha e dizia que não, afinal, sempre 'existia' alguém mais gentil do que eu, e eu não tinha vergonha nenhuma em reconhecer isso.

O tempo passou, e o prazer em ajudar só aumentou, e a quantidade de pessoa que eu tinha para ajudar também.

Por fim comecei a me acostumar com os elogios, não abaixava mais a cabeça, nem fica vermelha, nem tão pouco citava quem fosse melhor do que eu, e sim, no fundo eu sabia do potencial que eu tinha, e pela primeira vez na minha vida eu estava feliz com isso.

Mas parecia que tinha algo errado, e para as pessoas isso não passava de soberba, e ficou mais comum eu ouvir coisas do tipo: “Amanda, você não é tudo isso”, “Ei, vamos abaixar a bola, né!?”, “Você sabe que qualquer um pode fazer isso, né!?”, “Há, não precisa disso tudo, não”, e isso só por que eu havia parado de sentir vergonha de mim, e passei a receber elogios sabendo que eu os merecia.

Um turbilhão de questionamentos se formou dentro do meu ser, afinal, quando a recusa do elogio era aceita, não passava de um complexo de inferioridade, uma fase da minha vida que a baixa autoestima dominava minha alma, e quando enfim consegui vencer essas barreiras e aceitar os elogios como uma forma de reconhecimento pelo que eu era, uma pessoa boa, isso era visto como errado, por que o certo é alguém dizer quanto você é boa, mas totalmente errado você se sentir assim.

Eu queria dizer que isso não me afetou.
Eu queria dizer que o que interessava para mim é me sentir bem comigo mesma.
Eu queria dizer que consegui me aceitar como eu sou, e que esses julgamentos não me afetam em nada.

Infelizmente eu não posso, seria mentira eu dizer que superei o meu complexo de inferioridade, e que hoje só a minha opinião importa, mas não posso.

Então continuo ajudando, e cada vez que recebo um elogio eu ignoro, finjo que não ouvir, estou me recusando a dizer que não mereço e aceitando o que a sociedade quer de mim.

You May Also Like

19 comentários

  1. Espero que vc consiga superar isso um dia,viu? Melhoras!
    Beeijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca permita que sua mente fale a você que voce nao merece alguma coisa! Merecemos tudo o que nos faça feliz e nos realize. A diferença é que nem sempre temos conhecimento suficiente de tudo que precisamos viver e aprender nessa vida e, com isso, algumas coisas nao saem como esperamos. Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Voce merece e muito ser feliz! Comece a aceitar elogios sim, eles vao te ajudar a se reerguer.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei o texto, ótima reflexão, viu? Seja muito feliz... Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, também tenho essa dificuldade, sempre ajudo sem querer nada em troca mas lendo seu relato percebo que é preciso nos valorizarmos sim, afinal, não existem muitas pessoas como nós no mundo!

    Beijocas

    Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  6. Me identifiquei com seu post, pena que muitas vezes não tive o reconhecimento, e concordo total com você, parabens pelo post

    ResponderExcluir
  7. Você merece a felicidade e todos os elogios do mundo, se sinta bem consigo mesma com isso, infelizmente estar feliz não agrada todo mundo, existe a inveja que tenta nos afetar de todas as formas. Mas é uma dádiva o que você faz pelos outros e merece elogios SIM! Se sinta bem com o que você faz e treina a ingerir comentários positivos e nem escutar comentários infelizes. Com bastante tempo consegui a fazer isso, levar comigo somente o que me acrescenta e me deixa feliz, espero que você consiga também!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou meio assim. Não gosto quando me elogiam porque logo fica como um tomate. Fico com muita vergonha e baixo a cabeça mesmo. Ou isso ou logo penso que tem alguma 3° ou 5° intenção....
    Sei que tenho de trabalhar nisso ai mesmo.
    Beijo
    O meu blogFanPageInstagramTwitterCanal no Youtube

    ResponderExcluir
  9. Sim voce merece elogios ,felicidades,amores e sempre sinta-se bem com isso bjs e sucesso porque voce merece !!

    ResponderExcluir
  10. Flor, você é preciosa e merece sim. No mundo não existe ninguém superior nem inferior a você. Cada um com suas qualidade e defeitos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo merece
    todo mundo tem seu valor

    Beijos de luz
    http://www.dheiamartins.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais, gostei muito do seu relato :)
    Em segundo, nós merecemos, sim, tudo de bom, seja ouvir elogios por aquilo que somos e fazemos, seja gostar de nós mesmas! Jamais se permita dizer a si mesma que não merece seja o que for! Positividade e muito amor acima de tudo <3
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  13. É claro que merece os elogios que recebe! Se alguém te elogia é porque nota o que você faz, e isso é muito bom. Uma coisa é recebermos algo quando sabemos que não fizemos nada para merecer, mas quando você faz e recebe, não se reprima, aceite de cabeça erguida e ache ruim quem quiser! Não seja o que a sociedade quer de você, já tem pessoas demais que se submeteram a ela, não seja mais uma. Continue com essa bondade, essa alegria e essa simplicidade só sua e você chegará longe!
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  14. Eu me lembrei de algo que eu passava quando criança: eu era sempre a melhor aluna da sala. Melhores notas, melhor comportamento. Era o melhor motivo que a minha mãe tinha para se orgulhar de mim perante às irmãs e às amigas, mas em meio àquela bolha eu não era feliz. Me sentia meio que reprimida, obrigada a competir por algo que a maioria não ligava. Lá pela 6ª série, larguei de mão. Me contentava com passar de ano. Dava algumas conversadas em aula e sempre fiz todos os meus trabalhos conforme o combinado. Eu não passei a ser uma aluna rebelde, só passei a ser maioria. Ser exceção, primeiro lugar, ser reconhecida ou tida como exemplo não me satisfaz. E claro, vieram seus comentários negativos dessa mudança. Mas não liguei, naquele momento eu me tornei feliz!
    O que quero dizer é que, bem... Eu não espero que você mude. Continue exatamente do jeito que é, mas você vai ter que aceitar que autoaceitação não é visto com bons olhos na nossa sociedade. Infelizmente...

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  15. Te entendo perfeitamente. Parece soberba quando acreditamos no nosso potencial ou sabemos nossas qualidades. isso não deveria ser assim e eu te garanto, você não tem porquê não se sentir bem com você e suas habilidades, sejam elas quais forem. Sinta orgulho de quem você é, porque no final quem sabe de você, é apenas você mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Amanda. Que texto lindo, me identifiquei muito. Eu estou superando meus problemas de auto estima só agora também, ainda tenho muito o que melhorar, mas nós vamos conseguir. Boa sorte pra nós. Beijos, tudo de melhor pra vc <3


    https://nossaquevicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Falou tudoooooo, é bem assim, até em questões de quando elogiam sua aparência e você agradece, dizem que você é metida e etc, temos que reconhecer nossas qualidades e aceitarmos elogios perante elas, disse tudo, parabéns pelo post!

    www.maisumagurianomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Me encontrei no seu texto. Eu sempre tento ajudar todo mundo, deixar todos felizes. Algumas pessoas podem consideram isso uma bobagem, mas pra mim não é. Eu me sinto bem em ver alguém sorrindo, em ver alguém feliz. Quando eu estudava, sempre dava pequenos presentes para as pessoas, ajudava em qualquer coisa. teve uma vez que eu percorri o centro todo com uma amiga para ajudá-la a encontrar uma gráfica que imprimia em 3D. Já ouvi diversas vezes de muita gente: "você é um anjo". Assim como você, eu sempre recusava esse elogio. Ainda não consigo aceitar numa boa essas coisas, culpa da timidez e autoestima baixa. Mas eu tento mudar :)

    ResponderExcluir
  19. Superar sempre, e não se sinta culpada, você merece ser muito feliz, dias ruins são bons para darmos ainda mais valor para aqueles que estão por vir! Não deixe que nada e nem ninguém te deixe para baixo <3


    Bjos ----> https://deualoucanatatau.wordpress.com

    ResponderExcluir