Título: Corações em fase terminal
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 144
Assunto: Romance
Classificação: ★★★★
Oi pessoas, esse ano eu me comprometi a participar do projeto um livro por mês, idealizado pela Sol, em janeiro eu resenhei o livro Depois dos quinze da Bruna Vieira, mas nesse mês eu li algo totalmente diferente, pode não ser um livro de autoajuda, mas ele me ajudou muito a perceber certas coisas da vida.
Então vamos a resenha.
Corações em fase terminal conta a história da Cátia, uma jovem de 24 anos que tinha uma vida feliz, no Rio de janeiro, antes de fazer algumas escolhas erradas e ter entrado no mundo das drogas, acabando aos poucos com a sua vida e a dos seus pais.
Após uma briga com eles ela entra no quarto revoltada, quebra algumas coisas e cai no sono, ao acordar ela percebe que não está em seu quarto, mas em um lugar/cidade diferente, e é a partir desse ponto que a história começa a se desenrolar.
Ao longo da narrativa vamos ver que cada pessoa carrega consigo uma caixa dourada com o seu coração dentro, e dependendo da “doença” cada coração tem características diferentes, alguns estão duros, outros em chamas, até mesmo corações trancados, e isso por causas das suas escolhas.
Nesse lugar misterioso há vários conjugados, no de Cátia, em particular, tem quatro quartos, e em cada um deles tem um espelho que mostra a situação de cada alma, no espelho dela mostra a sua imagem sentada encolhida em um canto, parecendo que está sentindo frio e medo. Já nos outros quartos são de pessoas que tem algo em comum com ela.
Esse livro mostra o local onde corações em fase terminal vão para tentar se recuperar, e de forma bem original a autora cria simbolismos para explicar cada doença e suas trajetórias de cura.
Sobre a leitura: Como a maioria dos livros que estou lendo esses dias, ele é superleve, dá para ler em um dia, pois é curtinho e a escrita da autora te prende, fiquei o tempo todo querendo ler a próxima página para compreender tudo.
Mas nem tudo são flores, né mesmo? E sim, o fato de ser tão curto me deixou com a sensação de que faltava algo, e prejudicou a leitura, pois não deu para desenvolver bem algumas cenas, por esse motivo eu não dei cinco estrelas.
Citação da foto: "Mas a verdade é que a dor a acompanhava em todos os instantes da sua existência. A dor era uma saudade reprimida, uma busca inflamada, uma espera às escuras." (pag. 79)
Outras citações: "Às vezes, ela se sentia em um conto de fadas, cujo personagem principal, que necessitava de proteção, era seu próprio coração." (pag. 62)
"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever." (pag. 78)
"— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado." (pag. 109)
Esse post faz parte do projeto Um livro por mês!